BARCELONA, 5 DE JULHO DE 1982
Foi essa copa que me fez amar o futebol, um pouco antes eu já estava entendendo as regras e jogava futebol nas quadras, campinhos e até na rua com os amigos do bairro.
Eu e meus amigos montamos um time onde cada um de nós "representava" um dos jogadores da seleção da copa de 1982 (eu era o falcão).
Foi nessa copa que eu ganhei a minha primeira camisa de uma equipe de futebol, meus pais me compraram, com um esforço danado, uma camisa da seleção de 1982 (Igual ao do menino da foto que eu publico aqui).
Naqueles dias de jogos do Brasil era uma festa só, eu me lembro do céu infestado de tantos balões. Eram dias diferentes.
Da minha casa, em São Caetano do Sul, eu avistava o bairro Campestre em Santo André e via toda a festa que acontecia daquele lado, tal como no lado do meu bairro, aquilo tudo nos enchia de alegria, de motivação, de energia, eram festas sem distinção de clubes, raça, credo, adultos, crianças ou o que fosse.
Após os jogos saíamos na rua jogando bola, correndo atrás de balões que caiam, voltávamos para jogar mais um pouco e assim seguíamos até a noite.
Antes de 05 de julho de1982 eu me lembro de que os mais velhos diziam; A Itália não é mais forte que o Brasil também... então eu não imaginava que aquilo fosse acontecer, eu tinha 11 anos de idade.
Mas veio a derrota, tivemos uma interrupção de toda aquela alegria, ficamos chocados, atônitos. Não teve jogo na rua depois, não corremos atrás de balões, eu e outros amigos não sabíamos o que fazer. Eu cheguei a perguntar então quando seria o próximo jogo daquela seleção, quando começaria a próxima copa do mundo? Alguns pediram para tirarmos a camisa da seleção, eu assim o fiz, joguei no chão e pisoteei-a sem saber que a minha mãe estava vendo aquilo, depois ela me repreendeu com tristeza (meus pais compraram quase sem poder, custou caro àquela camisa) e percebi naquele instante que essa paixão futebol, seleção não é maior que certas coisas da vida.
É com nostalgia que me lembro daqueles dias, daquela época, basta ler um texto sobre aquele jogo ou ver um daqueles jogadores da nossa seleção em entrevistas na televisão ou simplesmente escutar certas musicas daquele 1982 e estar em condições de refletir um pouco para sentir essa nostalgia.
A foto anexa (fiquei sabendo, por acaso, que foi muito premiada) reflete o choque que foi aquela derrota mas...
Vivemos, vivamos as coisas boas da vida como essa nostalgia.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Belo relato e excelente texto Edu. Parabéns. Foi um dia, sob todos os aspectos, incrível...
ResponderExcluir